Mensagem

· ·
16-paulo-cafofo

Paulo Cafôfo

MENSAGEM

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal do Funchal

O Funchal e os funchalenses confundem-se na sua paixão pelo automobilismo.

Poucas coisas serão tão unânimes e presentes no nosso ideário coletivo quanto os nossos carros e o nosso rally, que acarinhamos e partilhamos desde pequenos, num testemunho familiar, que passa de pais para filhos. Os madeirenses gostam de carros de todos os tipos, dos carros de pau, aos carros de competição, dos carros de cesto, àqueles que temos na própria garagem, dos acabados de comprar, aos mais antigos de todos.

Não se estranha, por isso, que a “Classic Motor Exhibition” seja, a cada ano que passa, um cartaz tanto maior da nossa cidade, ainda que isso tenha uma indelével quota-parte de mérito próprio. Por várias razões, desde logo por ter sido, desde a primeira hora, um certame ambicioso, porque é, afinal, a maior exposição de veículos antigos realizada em Portugal, mas, em igual medida, por ser um evento que soube crescer de forma sustentada, sem nunca se conformar à sombra dos louros alcançados.

A par da imagem icónica das centenas de viaturas expostas na Avenida do Mar, um marco que faz a delícia de milhares de funchalenses e dos estrangeiros que todos os anos a visitam, a festa já não seria a mesma, por exemplo, sem a celebração da Rampa dos Barreiros, uma introdução de quem tem visão para o significado de um evento como este junto do povo madeirense, e sensibilidade para aquilo que funciona, que deslumbra e que tem potencial para crescer nas nossas hostes.

A maior exposição de veículos antigos em portugal.

É por isso que, mais uma vez com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, será possível aumentar o percurso e o número de participantes da Rampa dos Barreiros deste ano, assim como consolidar um evento de dois dias, rematado com uma grande cerimónia de encerramento, onde estarão presentes grandes publicações nacionais e estrangeiras dedicadas a este tema, numa amostra evidente de promoção do destino Funchal e que sublinha, se preciso fosse, a justificação do nosso apoio.

Seja como for, nada justifica melhor o nosso apoio, do que a genuína riqueza desta prova para a nossa cidade. Porque é um certame com um caráter especial que, ao contrário de tantas outras mostras automobilísticas espalhadas por esse mundo fora, não se reserva aos aficionados; pelo contrário, é um espetáculo familiar, frequentado por miúdos e graúdos, por mães e avós, que se deliciam a dedicar um passeio de fim-de-semana a apreciar as velhas máquinas, passando em revista as memórias dos carros mas, ainda mais importante, as deles próprios. Algumas das quais estão lá mesmo patentes, aos olhos da cidade e à vaidade da família.

À Câmara Municipal do Funchal cabe apoiar quem merece, cabe apoiar aquilo que é uma mais-valia para a nossa cidade, para quem aqui vive e para todos aqueles que nos visitam. Cabe apoiar experiências que, valorizando a nossa identidade, sejam diferenciadoras, e qualifiquem o nosso destino turístico. É por isso que somos, desde a primeira hora, um dos principais e mais dedicados patrocinadores desta iniciativa e é por isso que a aura que a “Classic Motor Exhibition” adquire hoje, é algo que muito nos orgulha e dignifica. Não tenho, por isso, qualquer dúvida de que esta sétima edição será mais uma enorme referência no calendário dos grandes eventos da cidade.

Um bem-haja aos organizadores e a todos os participantes, e as boas-vindas a todos aqueles que se juntam a nós, neste Funchal de experiências únicas. O prazer é todo nosso.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal,

Paulo Alexandre Nascimento Cafôfo

15-eduardo-jesus

Eduardo Jesus

MENSAGEM

Mensagem do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura

17-organizacao

Organização

MENSAGEM

Mensagem da Organização